terça-feira, 29 de abril de 2008

Enquete

Conforme prometido em nosso último post, aqui está o novo, com os dados da nossa enquete. Ela foi feita com trinta mulheres do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da Puc-Campinas.

Na pesquisa podemos verificar que a Bela (e a Fera) foi a princesa com quem as entrevistadas mais se identificaram. Nove das meninas a escolheram.

As características do príncipe para essas garotas são ser engraçado , inteligente, companheiro, ter caráter, simpatia, ser batalhador, sincero e respeitoso. Todas querem ter filhos e se casar. Outra característica em comum entre elas é querer alcançar sucesso profissional e pessoal (ser feliz). Em relação à religião há uma espírita, uma protestante e as outras são católicas.

As mulheres que se identificam com a Branca de Neve (06) acham que seu príncipe tem que ter honestidade, caráter, bom humor, charme, ser fiel, carinhoso, companheiro, preocupado, respeitador e houve uma que disse que seu príncipe tem que ser “desencanado”. Uma delas não quer ter filhos, as outras cinco querem. As mulheres deste grupo querem trabalhar na área do curso que fazem, ter um futuro confortável, proporcionado por esse trabalho. Querem reconhecimento e orgulho. Serem felizes também. Quanto à religião, uma diz que participa de umbanda, duas participam de espiritismo e três de catolicismo.

O príncipe das quatro mulheres do grupo que escolheu Ariel, tem que ter simpatia, inteligência, caráter, personalidade compatível e beleza. Uma das mulheres não quer se casar nem ter filhos por enquanto, as outras querem. Duas são católicas e duas disseram que não tem religião.

Quatro mulheres na nossa enquete se identificaram com a Cinderela. Para elas o príncipe encantado tem que ter personalidade, atitude, confiança, segurança, ser educado, fiel, companheiro, tem de dividir a vida e os sonhos. Tem que ser um bom ser humano. Todas querem ter filhos. Em relação ao futuro, essas mulheres querem ter boa profissão e família. Uma quer terminar a faculdade em Londres. Todas querem ser felizes. Uma entrevistada deste grupo diz não acreditar em Deus e as outras acreditam na igreja católica.

Jasmim, Mulan e Pocahontas empataram na quantidade de afinidade. Duas mulheres se identificaram com cada uma das três.

O príncipe das garotas que dizem ter afinidade com a Jasmim deve ser inteligente, saber conversar, fazer rir, apresentar beleza a primeira vista e surpreender. Uma delas diz que quer ter filhos mas não quer casar. A outra diz que quer se casar mas não sabe se quer ter filhos. As duas querem ser felizes, terminar a faculdade encontrar um bom emprego e ser independentes. Uma delas é católica e a outra acredita em Deus mas diz não ter religião.

Para as duas que se identificaram com a Mulan o príncipe tem que ter afinidade com a personalidade delas, ter hábitos parecidos, ser educado, culto, ter diálogo. Querem ter filhos, boa profissão, estudar e viajar. Uma é kardecista e a outra católica.

Pocahontas. Para as mulheres deste grupo o príncipe deve ser gente boa, inteligente, companheiro, bonito e amoroso. Quanto a filhos, uma das entrevistadas quer ter filhos a outra não, porém quer se casar. Uma delas é judaica e outra é agnóstica.

Somente uma dentre as nossas entrevistadas se identificou com a Bela adormecida. Ela disse que seu príncipe tem que ser atencioso e inteligente. Pensa em ter filhos. Quer ter uma boa profissão e é católica.

Carol Carvalho



Um comentário:

Unknown disse...

Estao produzindo informacoes interessantes, mas lembrem-se de como se da' a experiencia etnografica. Procurem seguir aquele roteiro apresentado em sala de aula.