domingo, 15 de junho de 2008

Para terminar...

Como a Cinderela, é mais difícil encontrar uma menina que se autoproclame Bela Adormecida ou Branca de Neve, porém elas existem!
No limite de fechar este blog elas vieram bater na minha porta, literalmente! Calma, vou explicar,na verdade elas não vieram em minha procura, mas de minha irmã, a Lívia. Vanessa,13 e Bruna,14, são as amizades que minha irmã fez em nosso bairro. Comecei a reparar como elas se comportavam a partir de um ato que me chamou atenção: as duas ficavam olhando enquanto minha irmã jogava no computador(geralmente minha irmã deixa as amigas jogarem, mas essas duas preferiram ficar só olhando!).Depois percebi outros comportamentos semelhantes: minha irmã decidia tudo o que iam fazer (tudo bem, ela pode ser meio mandaona as vezes, mas quando pedia a opinião das outras elas aceitavam e achavam boas as idéias!), quando ousavam sugerir algo e viam que a idéia não seriam muito bem recebida tratavam de mudar de opinião, ou auto-rebaixavam suas idéias(a gente podia dar uma volta lá fora, se bem que acho melhor ficarmos aqui mesmo, não estou com vontade de andar mesmo...), pareciam ter medo de uma reprovação, por isso deixavam minha irmã com a palavra final(a Lívia depois falou que elas são assim mesmo nas casas delas, e também frequentam minha casa há muito tempo, não é por timidez que não impõe suas idéias).
A que mais se parecia com a Branca de Neve, a Vanessa, tendia a mudar e moldar mais sua opinião de acordo com o que as outras meninas achavam e deixou minha irmã fazer chapinha em seus cachos depois dela dizer e da outra concordar que os cabelos lisos eram mais bonitos e estavam mais na moda. Já a Bruna não concordava com tudo que as outras diziam, se continham idéias muito diferentes das suas, como quando minha irmã disse que não gostava de filmes muito melosos em que os casais são extremamente apaixonados e ficam o filme todo grudados e trocando juras de amor. Ela disse que achava isso lindo e que sonhava com um amor assim, o que me fez lembra da Bela Adormecida que tem um lindo sonho com o principe encantado e depois foi confirmado que ERA a Bela Adormecida quando eu perguntei com qual princesa ela mais se identificava.
As duas são muito românticas, pensam em casar e ter filhos. Mas a "Branca de Neve"diz querer terminar os estudos antes e fazer uma faculdade. Ela quer ser professora de primeira a quarta série, enquanto a outra quer fazer moda ou ser atriz.
As duas disseram que ajudavam em casa nos afazeres domésticos e na cozinha (elas se viraram pra fazer a janta em casa e depois fizeram brigadeiro), Vanessa até foi a primeira a ir embora quando a mãe ligou e pediu que ela voltasse para ajudá-la.
Ambas gostam muito de animais, brincaram muito com minha cachorrinha, Millie, (imagem que me recordou as princesas conversando com os animaizinhos da floresta dos filmes).
Apesar de gostar de se arrumar (as duas ficavam experimentando e trocando de roupa com minha irmã e depois se maquiaram) e falar de assuntos como meninos, elas gostam de brincar ainda (de barbie, esconde...)e são até um pouco molecas.
isso mostra que não há um modelo exato de princesa seguido integralmente, mas sim um conjunto de comportamentos semelhantes que fazem cada menina se enquadrar como um ou outro tipo de princesa, mas elas sempre apresentam alguma característica diferente. Não há um perfil que elas seguem para serem identificadas como certa princesa, mas ações e idéias características suas que a fazem parecer com uma delas.


Carolina Marialva

Nenhum comentário: