domingo, 15 de junho de 2008

Uma Pocahontas vai às compras...

Ao passear no shopping, dificilmente a gente anda com um estranho. Mas foi justamente isso que tive que fazer: andar pelos corredores, criar coragem e abordar alguma menina assim, do nada. Com uma simples pergunta, cheguei e falei: "Posso te fazer uma pergunta, sob o risco de parecer completamente louca?" E ela: "Sim, claro." Respirei fundo e emendei: "Qual é a sua princesa Disney favorita?" Claro que ela achou que eu era louca, mas respondeu rindo: "Pocahontas!" Graças a Deus, era justamente o que precisava. Uma menina que se identificasse com a princesa de espírito livre.
Acompanhei essa garota, que se chamava Bruna , de 19 anos. Ela me contou que faz Veterinária na FAJ - Faculdade de Jaguariúna. Perguntei porque ela havia escolhido aquele curso e ela respondeu que foi justamente por amar os animais e querer sempre cuidar de cada um deles. Contou-me histórias engraçadas de quando era menina e levava animais de rua para casa, provocando o estress da mãe.
Até aí, achei incrível o fato dela ser parecida nesse aspecto com a princesa com a que mais se identificara, mas talvez tenha sido justamente por isso que ela tenha escolhido essa princesa, ou então esse curso.
Depois de conversarmos mais um pouco, notei que ela observava vitrines de lojas "não de grife", por assim dizer. Perguntei se ela costumava comprar esses tipos de roupas mais caras e, como ja esperava pelo que pude observar, ela disse que não. "Prefiro roupas simples, casuais, sem marcas de grife para mim. Não ligo a mínima para isso". A frase foi anotada mentalmente por mim, já que novamente a característica marcante da princesa em questão aparecia: a simplicidade e o gosto pelo natural.
Logo depois, notei que ela não comprava nada que via, apenas observava. Perguntei o motivo e ela disse que não tinha ido ao shopping com nenhum compromisso, aquilo era apenas um passeio. Retomei o assunto do futuro, perguntando se realmente ela pretendia trabalhar com os animais, ao passo que ela me respondeu: "Adoraria, é realmente um sonho, mas não tenho certeza absoluta de que é isso mesmo que farei para sempre. Às vezes pode surgir outra coisa, quem sabe?". Seria isso uma forma de não ter planos? Uma forma de ter opções para o futuro, ou apenas medo de se comprometer definitivamente com alguma coisa importante? Além disso, notei essa mesma teoria pessoal quando perguntei sobre relacionamentos. Ela me disse que nunca namorou sério na vida. "Nunca me 'amarrei' a ninguém, mas não sei explicar direito o porquê!" (e deu muitas risadinhas envergonhadas...!)
Encerramos a conversa ali, pois ela tinha que voltar para casa para o aniversário de um parente. Mas, pelo que pude observar em todos os momentos, Bruna realmente se portou como Pocahontas, a princesa com a qual mais se identificou, já que em todos os momentos, procurava liberdade, simplicidade e viver da forma mais natural possível - mesmo que isso signifique não ter muitos planos futuros.

Beatriz Jorge

Nenhum comentário: